quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quais os caminhos para a escolha da profissão?



A escolha da profissão é considerada uma das decisões mais importantes que tomamos na vida, pois é ela quem definirá nossa identidade social.

Quando você deve escolher a sua profissão?
Todo mundo precisa aprender a lidar com essa dúvida que é a escolha da profissão.
Se você ainda está em dúvida sobre que carreira seguir, o correto é pensar bem, refletir, buscar informações em diferentes fontes como: escola, família, universidade que pretende cursar e com profissionais experientes. Só tome algum tipo de decisão quando você estiver seguro de que é isso que você quer para o resto de sua vida.

O que deve levar em consideração?
No momento da escolha da profissão, você deve levar em consideração quais as perspectivas dessa profissão no mercado de trabalho, se você vai gostar de fazer isso todos os dias, se essa carreira vai lhe proporcionar a vida que você tanto deseja, entre outras questões.

Quais os aspectos que devem ser avaliados?
Na hora de escolher a profissão, todos devem avaliar suas capacidades, habilidades, seus limites, seu perfil, enfim, conhecer-se é o essencial para se colocar de forma mais inteira na carreira.

Quem e o que pode influenciar na decisão?
Para uma grande parte dos jovens, seguir o exemplo profissional dos pais é a melhor escolha. Alguns não encaram essa decisão como uma alternativa, mas sim como uma obrigação.
É comum entre os pais quererem que os filhos escolham determinadas carreiras, por outro lado existem os que preferem não opinar na decisão.
Segundo Psicólogos a opinião da família e amigos, é importante, mas sim para que os jovens se sintam seguros e não obrigados a escolher certa profissão.

É necessário buscar apoio profissional?
A orientação profissional é muito importante para os jovens na escolha da profissão. O especialista oferece ao estudante informações sobre o mercado de trabalho e o que ele pode esperar de cada profissão, tornando assim a escolha mais fácil para os jovens.

Resultados da escolha errada.
Somente gostando do que se faz é que você conseguirá êxito. Quando você gosta as tarefas deixam de ser um peso e se tornam atividades prazerosas. Por isso, quem fez a escolha errada só tem duas alternativas: aprenda a gostar do que faz ou pula fora o quanto antes. A primeira opção, parece ser mais difícil, mas pode ser a única solução para quem não quer mais perder tempo.

     
''Arrume um trabalho que lhe dê prazer, e você nunca terá que trabalhar na vida''

7 comentários:

  1. mttt bomm
    a sem ideia aqui
    huaauhauah

    ResponderExcluir
  2. O tema é bastante interessante.Encontrei aqui as respostas que eu buscava!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. As questões seguidas de suas respostas,isso me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  4. Também penso que devemos optar fazer aquilo que gostamos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!